Fala pessoal! Chegou o grande dia (na verdade um dia antes do anunciado)!
Já está disponível a versão 3.0-rc1 para download. Muitas mudanças foram realizadas mas ainda há muito por fazer. Conto com o feedback de todos para juntos construirmos um sistema cada vez mais robusto, inteligente e fundamental para o dia a dia de quem trabalha na área de serviços de suporte.
É muito importante leitura do changelog para o entendimento das mudanças e o que pode impactar aos usuários da versão anterior bem como o que ainda não foi feito.
Fiquem por dentro dos vídeos explicativos se inscrevendo em nosso canal no Youtube.
Forte abraço a todos!
Flávio
Boa tarde!
Instalei a solução na versão 3 e gostei, no entanto não estou conseguindo enviar e-mail ao abrir o chamado, apresenta a seguinte mensagem “Algum problema ocorreu ao tentar enviar o e-mail de notificação”, já tentei varias configurações no admin mas não deu certo.
Alguém pode me ajudar?
Olá Aparecido,
Dá uma olhada nesse vídeo que explica como depurar para identificar problemas de envio de email.
https://www.youtube.com/watch?v=Au_ERybmhq4
Abraço!
Ola Flavio, gostaria de sugerir algumas modificações a modo de facilitar a vida de quem esta instalando e implantando o sistema como eu, e tambem não sou expert em programação web.
1 – em ADMIN poderia ter um campo para a pessoa escolher o tipo de moeda a ser utilizado na hora de adicionar um novo hardware, aqui trabalho com varias moedas “dolar,(,00) real (,00) e guarani (.000)” dolar e real usan dois zeros depois da virgula, ja o guarani usa 3 zeros depois do PONTO.
2 – em ADMIN/inventario/Termino de Responsabilidade, poderia ter um botão para adcionar mais paragrafos caso o admin precise mas como eu preciso, e também um botão para modificar o logo e seu posicionamento no documento (esquerda, direita ou centralizado)
3 – estou traduzindo para o espanhol uma vez termine compartilho com todos.
Obs: ficou show as ultimas modificações, Parabens.
Olá Olivam,
Realmente, a parte de internacionalização está na fila de features para versões futuras.
Sobre os termos de responsabilidade, a intenção é aprimorá-los nas próximas versões, incluindo um gerenciamento e rastreabilidade.
Que ótimo que está traduzindo para o Espanhol. Na próxima versão já teremos o arquivo do idioma Inglês também.
Abraço
Ola Flavio,
Quero instalar o ocomon em uma maquina virtual no azure . Voce tem um passo a passo para deixar configurado para
acesso em outras estações?
Olá Anderson,
Especificamente sobre o OcoMon não há nenhuma particularidade para instalar em um ambiente virtual no Azure. Sobre o acesso externo, aí depende da configuração do seu web server, não consigo lhe ajudar sobre isso.
Flávio, parabéns pela criação!
Simplesmente o melhor sistema de tickets gratuito que já testei, intuitivo, elegante e funcional.
Tenho uma dúvida quanto a funcionalidade “Centro de Custo”, na minha instalação ela abre em branco, ela não foi implementada ou talvez pulei alguma etapa da instalação?
Abraços e sucesso!!!
Olá Wagner, obrigado pelo retorno. Teu feedback certamente contribui para me motivar ainda mais.
Sobre a tua questão, vale dar uma olhada no teu arquivo de configuração “config.inc.php” e conferir se o valor que está em define(“TB_CCUSTO”, “CCUSTO”); corresponde com a tabela criada. Talvez precise apenas alterar para caixa baixa, ficando:
define(“TB_CCUSTO”, “ccusto”);
Aproveitando, acabei de lançar a rc3. Baixa lá.
Abraço!
Fala Flávio, tudo bem?
Deu tudo certo, o que faltou foi apontar o nome do BD no arquivo.
E já estou rodando a RC3, parabéns mais uma vez!
O que estou investigando agora são os caracteres estranhos que são enviados por e-mail quando uso a tag %solucao%, é a única parte da mensagem que fica desconfigurada no e-mail e a collation já está em uft8_general_ci, enfim, logo descubro e ajusto.
Rumo à versão final, parabéns, sucesso e abraços!
Consegui resolver a data direto no php.ini
[Date]
; Defines the default timezone used by the date functions
; http://php.net/date.timezone
date.timezone = ‘America/Sao_Paulo’
olá.
pena não passar o pint da tela mais repasso um erro observado que me foi relatado por e-mail.
Assunto: Sistema Novo De Chamados
Boa tarde,
Sobre a nova versão do sistema de chamados OcoMon, observei um erro para passar a equipe de desenvolvimento. Quando o sistema expira sessão, ele abre o link para fazer novo login dentro dele (ao invés recarregar toda a página), assim, é possível abrir vários sistema dentro do outro encadeado, conforme anexo.
Att
Obrigado Marcos, isso estará corrigido na próxima atualização.
Você pode enviar as sugestões para o ocomon.oficial@gmail.com
Com o apoio da comunidade o OcoMon tem muito a crescer!
Abraço
olá.
Uma das sugestões seria poder selecionar e imprimir os relatórios.
Excelente sistema se precisar de ajuda avise por enquanto só posso dar sugestões e são muitas.
Coloquei o timezone no includes/config.inc.php funcionou perfeito.
colocar no fim do arquivo date_default_timezone_set(‘America/Sao_Paulo’);
Percebi possível erro no sistema que atualizei desde a rc6 para 2.0 e 3.0 operador agora não pode abrir chamado, poderia modificar isto.
obrigado.
Olá Marcos, tudo bem?
Está lhe retornando algum erro quando tenta abrir chamado como usuário operador? Deveria conseguir abrir chamados sem problemas. Envia um e-mail detalhando o problema para ocomon.oficial@gmail.com
Abraço
Bom dia.
Consegui resolver obrigado.
Gostaria de participar em melhorias no projeto.
Meus usuários têm ótimas sugestões.
Excelente sistema se precisar de ajuda avise por enquanto só posso dar sugestões e são muitas.
Coloquei o timezone no includes/config.inc.php
funcionou perfeito.
colocar no fim do arquivo
date_default_timezone_set(‘America/Sao_Paulo’);
Percebi possivel erro no sistema que atualizei desde a rc6 para 2.0 e 3.0 operador agora não pode abrir chamado, podereia modificar isto.
obrigado.
olá coloquei o timezone no includes/config.inc.php
funcionou perfeito.
colocar no fim do arquivo
date_default_timezone_set(‘America/Sao_Paulo’);
Olá bom dia.
Atualizei para a versão 3.0 e operador não pode abrir chamado sendo que nas versões anteriores era possível.
Como resolver.
O sistema é ótimo.
Posso discutir melhorias, mas por partes.
Corrigi a data que estava errada acrescentando no config inc.
Isso aconteceu comigo, porque acho que ele não se mantem as configurações legadas. Revise no menu admin –> configurações gerais –> area de atendimento. Tem que revisar se todas as areas estão se relacionando e permitindo a abertura de chamados.
Espero ter dado uma direção para resolver esse problema.
Bom dia, nao vi o campo de SO sistema Operacional, mudou onde coloca essa informação?
Acabei de fazer uma instalação nova do OcoMon 2.0 final: http://ocomon2.luidisl.com.br e outra instalação da nova versão do OcoMon 3.0 rc1: http://ocomon3.luidisl.com.br e em ambos os casos não tive nenhum problema. Segue os dados do servidor que eu configurei:
Apache/2.4.38 (Debian)
Versão do PHP: 7.3.19-1
Versão do servidor: 10.3.27-MariaDB – Debian 10
phpMyAdmin a versão: 4.9.7
Tenho um base em produção com mais de 20 mil registros rodando com o OcoMon 2.0 rc6, vou fazer um dump dela e migrar para um base de teste primeiro na 2.0 final e depois na 3.0 rc1.
Eu sou um entusiasta do OcoMon, e estamos usando-o a muitos anos na empresa onde eu trabalho, e posso dizer que tenho um carinho muito especial por ele. E assim sendo, não podia deixar de “experimentar” essa nova versão que acabou de sair “quentinha” do forno. Queria desejar os meu mais sincero agradecimento, por todas as horas que você passou desenvolvendo essa ferramenta, que com certeza é muito mais do que apenas uma aplicação de HelpDesk, é sim, o seu legado para a nossa comunidade. Um grande abraço, de todo coração!
Olá Luís! Que legal meu velho! Fico muito feliz com o teu retorno. Espero que o OcoMon lhe seja cada vez mais útil!
O desenvolvimento continua e nos próximos dias já haverá uma atualização com correções diversas importantes para o melhor funcionamento do sistema.
Não deixe de seguir o canal no Youtube (https://www.youtube.com/channel/UCFikgr9Xk2bE__snw1_RYtQ) e o perfil no twitter (https://twitter.com/OcomonOficial) pra ficar por dentro das novidades tão logo elas aconteçam.
Forte abraço
Flávio
Boa tarde, ate consegui converter minha base 2.0 para a 3
estou usando o xammp e ficou muito lento.
alguns menus nao abrem imediatamente demora muito tempo.
Boa tarde Warlem,
Pode ter ocorrido algum problema durante a atualização. Essa versão é pra ser bem mais rápida do que a anterior. Você precisará mapear o teu servidor para identificar a causa do gargalo.
Atte.
Flávio
Boa noite,Reinstalei o Xammp, e a princípio resolveu acredito que era o navegador.
Amanhã levantarei em um servidor novo.
E dou um feedback aqui.
Obrigado.
Boa tarde, verifiquei e eram os diversas ocorrências eu teria que tratar muita coisa manual via DB, preferi excluir todas as minhas ocorrências na base 3.0 pois utilizo o ocomon desde 2010 e tem muitas ocorrências trato chamados de equipamentos de automação, desktops, servidores, CFTV, telefonia interna, ERP, Softwares etc.
Converti a base para a 3.0.
Excluiu via DB as ocorrências e seus assentamentos.
Aproveitei o cadastro de equipamentos e outras cadastros.
Começarei a usar o 3.0 de outra maneira pois vi a possibilidade do agendamento atender a manutenção industrial.
Parabéns pelo esforço ficou muito bom.
Ficarei com a base antiga pra consulta .
Agradeço.
Warlen, você identificou a causa de não conseguir atualizar a base antiga? Era da versão 2.0 final? Recomendo copiar a base antiga para um database temporário e realizar todos os testes nesse novo database pra identificar onde está o problema. De modo geral, não deveria dar problema. É recomendado realizar o update via linha de comando pra não depender do tempo de sessão e execução do PHP. Qualquer coisa manda e-mail para ocomon.oficial@gmail.com
era uma versao 2.06 irgamito provavelmente algum problema relacionado a esta versão.
Ah, então é uma versão customizada, é isso? Nesse caso, realmente, teria que identificar o que foi alterado no banco na customização pra avaliar a possibilidade de atualização pra versão oficial.
Abraço!
Outra coisa que percebi é que no cadastro de novo usuario, partindo da tela de login , quando o usuario clica em confirmar no email de cadastro ele da um erro; NO trasintion file Found.
segue para teste nocetti.com.br/chamado
Bom dia Flavio.. existe algum lugar onde é possivel definir o TIMEZONE. meu servidor fica nos EUA .. ai fica 3hs adiantado.
Bom dia Leandro, infelizmente o OcoMon ainda não permite a configuração de Timezone diretmente. Uma alternativa é alterar via arquivo .htaccess. Sobre a outra questão que você colocou, manda um e-mail para ocomon.oficial@gmail.com para entendermos exatamente o que pode estar ocorrendo.
Consegui resolver a data no XAMPP arquivo PHP.INI eram dois locais que tinha que configura
[Date] e [Session]
[Date]
; Defines the default timezone used by the date functions
; http://php.net/date.timezone
date.timezone = “America/Sao_Paulo”
[Session]
define_syslog_variables=Off
[Date]
date.timezone = “America/Sao_Paulo”
Bom dia, conseguiu resolver o timezone?
Estou com o mesmo problema só que no Xampp
Já alterei o PHP.ini
date.timezone = ‘america/São Paulo’
Brasília etc e não altera fica com 4 horas a mais que a hora atual.
olá coloquei o timezone no includes/config.inc.php
funcionou perfeito.
colocar no fim do arquivo
date_default_timezone_set(‘America/Sao_Paulo’);
olá coloquei o timezone no includes/config.inc.php
funcionou perfeito.
colocar no fim do arquivo
date_default_timezone_set(‘America/Sao_Paulo’);
e em admin configuração do sistema de chamados coloque formato da data como d/m/Y H:i:s
Boa tarde Flavio. tudo bom?
Fiz a instalação do zero do ocomon 3.0, porem esta apresentando a seguinte mensagem:
“PHP Parse error: syntax error, unexpected ‘:’, expecting ‘{‘ in D:\helpdesk\includes\functions\functions.php on line 161”
Att.
Anderson Lopez
Olá Anderson, qual é a versão do teu PHP? Pelo que vejo tem a ver com a tipagem de retorno de função, talvez a tua versão do PHP não suporte isso.