OcoMon 5.0x

Lançamento oficial no final de Junho de 2023

Versão anterior: 4.0.x

É possível ter uma ideia sobre algumas das novidades assistindo aos seguintes vídeos:

Instruções:

Importante:

Para permitir a auto aprovação e avaliação automática dos atendimentos é necessário adicionar a seguinte linha no crontab:

    * * * * * /usr/local/bin/php /var/www/html/ocomon-root-dir/ocomon/service/update_auto_approval.php
    

Onde:

"/usr/local/bin/php" é o caminho para o executável do PHP (altere de acordo com o seu ambiente)

"/var/www/html/ocomon-root-dir/ocomon/service/update_auto_approval.php" é o caminho para o script que faz a verificação (altere de acordo com o seu ambiente)

Requisitos da versão

  • MySQL a partir da versão 5.6 (Ou MariaDB a partir da versão 10.2)
  • PHP a partir da versão 7.4
    • Módulos do PHP: PDO, pdo_mysql, curl, gd, openssl, ldap, mbstring

Principais macro novidades

  • Criação da entidade de Cliente;
  • Formulários dinâmicos para abertura de chamados;
  • Aprovação/Rejeição e avaliação dos atendimentos;
  • Gerência de múltiplas áreas;
  • Encaminhamento/Agendamento diretamente para um ou mais operadores;
  • Calendário de chamados;
  • Módulo de inventário reestruturado para permitir o gerenciamento de qualquer tipo de bem durável, com diferentes estruturas e configurações;
  • Muitas melhorias e correções..

Ocorrências

Novo campo padrão: Cliente

Na prática será uma nova forma de agrupamento e separação dos chamados no sistema; Agrupando usuários, unidades e departamentos.

Afeta todos os relatórios, consultas e painel de controle;

Formulários dinâmicos

Aplicável no processo de abertura de chamados, essa funcionalidade permite definir um tipo específico de formulário para cada tipo de solicitação, de acordo com o que for relevante para cada caso;

Aprovação e avaliação dos chamados

Agora o usuário solicitante pode validar ou rejeitar a conclusão do atendimento bem como realizar a sua avaliação;

Após aprovado, o solicitante deverá selecionar uma das seguintes opções de avaliação: Ótimo, Bom, Regular ou Ruim.

Caso o atendimento seja rejeitado, o chamado voltará para a fila de atendimento assumindo o status configurado para este fim. O chamado poderá ir para a fila direta do operador responsável ou para a fila aberta, dependendo da configuração do status para chamados rejeitados. Definição em Admin > Configurações gerais > Configurações básicas :: Status para rejeitados.

Mesmo chamados abertos por e-mail ou via formulário sem autenticação poderão ser avaliados pelo solicitante (via url gerada com nova variável ambiente “%rating_url%”, que só poderá ser utilizada no contexto do email enviado para o contato do solicitante no ato da conclusão do chamado e também no novo evento “Solicitação de aprovação/avaliação” que será disparado no ato da conclusão do atendimento);

O sistema permite a configuração de prazo para a realização da aprovação e avaliação. Chamados fora do prazo serão auto-aprovados e auto-avaliados (a avaliação a ser recebida deverá ser configurada via painel de administração);

Novas guias/seções:

  • Pendentes de aprovação (em Home > Meus Chamados): Guia que será exibida sempre que houver chamados aguardando aprovação/avaliação pelo usuário logado;

  • Agendados para mim (em Home > Meus Chamados): Guia que listará os chamados que estiverem agendados diretamente para a fila do operador logado;

  • Áreas Geridas (em Home): Com a capacidade de gerência de múltiplas áreas, a opção que era “Minha Área”, agora é “Áreas Geridas”, trazendo informações sobre os chamados das áreas sob gerência do usuário logado; Para operadores que não forem gerentes, a opção “Minha Área” continua existindo, e exibe apenas as informações sobre os chamados da área primária do usuário;

Árvore de chamados

Acessível por meio do menu “Home”) foi re-escrita para permitir até 5 níveis, encadeáveis e selecionáveis, de agrupamentos. Na versão anterior, o agrupamento era fixo por área de atendimento e status.

Também é possível definir se o carregamento das listagens fará o cálculo de SLAs ou não, possibilitando menor tempo de resposta na exibição das listagens.

Além disso, o layout também foi modificado, melhorando a experiência de uso.

Impressão para atendimento

Agora é possível selecionar os campos que serão impressos;

Também é possível selecionar campos personalizados para a impressão;

Calendário de chamados

Nova opção no menu de ocorrências. Apresenta o calendário de chamados abertos, concluídos e agendados.

Possíveis filtros:

  • Cliente;
  • Área de atendimento;
  • Operadores;

Filtro avançado:

  • Filtro por clientes;

  • Filtro por avaliação dos atendimentos;

  • Filtro sobre atendimentos rejeitados

  • Novas colunas no retorno das consultas:

    • Avaliação do atendimento;

    • Rejeições (traz a quantidade de rejeições de cada chamado retornado no filtro)

    • SLA Resposta: coluna textual, permitindo a sua impressão (pois os leds da coluna padrão “SLAs” não são imprimíveis);

    • SLA Solução: coluna textual, permitindo a sua impressão (pois os leds da coluna padrão “SLAs” não são imprimíveis);

    • Tempo filtrado de duração do atendimento (contabilizado a partir da primeira resposta ao chamado);

    • Tempo absoluto de duração do atendimento (contabilizado a partir da primeira resposta ao chamado);

    • Descrição Técnica: Descrição técnica fornecida pelo operador no ato da conclusão do atendimento;

    • Solução: Descrição da solução adotada, fornecida pelo operador no ato da conclusão do atendimento;

    • Operador(es): Exibe o operador/operadores vinculados ao chamado;

  • Agora é possível memorizar, para consultas futuras, tanto as colunas visíveis quanto a sua posição. Ou seja, não é mais necessário repetir as configurações de exibição a cada nova consulta. Essa opção também está disponível nas listagens retornadas pelos cards, no painel de controle;

  • Na opção de exportação para PDF, agora a impressão vem com a logomarca;

Painel de controle:

  • Foi adicionado o filtro por cliente;

  • Novo card: Aguardando avaliação.

    Retorna a listagem de chamados com atendimento concluído e que aguardam avaliação por parte do solicitante. A listagem retornada é limitada aos filtros e às áreas que o operador logado faz parte (dependendo da configuração relacionada à visibilidade entre áreas).

  • Novos gráficos:

    • Agendados para Operadores: traz a informação de chamados agendados e encaminhados para a fila direta de operadores;

    • Chamados em aberto por cliente: traz a informação de chamados em aberto no sistema, agrupados por cliente;

    • Quadro geral por clientes no mês atual: traz um resumo dos chamados abertos e encerrados no mês corrente para cada cliente;

    • Chamados por cliente nos últimos meses: traz o total de chamados abertos nos últimos 4 meses, agrupados por clientes;

    • Chamados Encerrados por Cliente nos últimos meses: traz o total de chamados concluídos nos últimos 4 meses, agrupados por clientes;

    • Avaliação dos chamados no mês atual: traz as informações de acordo com as avaliações recebidas pelos atendimentos no mês corrente;

Relatórios

  • O relatório “Atendimentos por técnico” agora considera também os operadores auxiliares envolvidos com o atendimento;

  • Novo relatório: “Encerramentos por técnico (responsável)”, que considera apenas o operador responsável pelo atendimento;

  • Novo relatório: “Quadro de chamados por cliente”;

  • Novo relatório: “Quadro geral de Chamados por Área de Atendimento”, que traz informações gerais sobre os chamados do período e inclui as avaliações;

  • Novo relatório: Avaliação dos chamados

  • A tela de consulta de cada relatório agora memoriza os dados fornecidos no filtro, como: Cliente, Área, Período.. Dessa forma não é necessário redefinir todos os campos do filtro a cada nova consulta de relatório;

Diversos

  • A função de campos personalizados com máscara de preenchimento agora funciona também no formulário de abertura de chamados sem autenticação;
  • Formulários de abertura agora podem ter definidos campos customizados que estarão presentes nas telas de detalhes e edição dos chamados mas ocultos no formulário de abertura;

  • Novas informações/opções acessíveis pela tela de detalhes dos chamados:

    • Agora, na maioria das situações, haverá uma mensagem informativa, logo abaixo do menu de opções, sobre o estado corrente do chamado visualizado.

    • Novo campo: Cliente;

    • Avaliação do atendimento (quando concluído);

    • Operadores auxiliares (quando aplicável)

    • Tempo do atendimento (quando concluído)

    • Agora na janela que traz as informações de SLA, há também a informação do tempo de duração do atendimento (filtrado e absoluto), contabilizado a partir da primeira resposta;

    • A função “Agendar” agora é “Agendar/Encaminhar” e permite tanto o agendamento clássico quanto o agendamento ou encaminhamento diretamente para a fila de um ou mais operadores. Nessa tela também é possível ter acesso direto ao calendário de agendados, possibilitando a avaliação sobre eventuais conflitos de agenda.

  • Chamados concluídos ou encerrados não podem mais ser editados ou receberem informações do solicitante;

  • Na pesquisa na base de soluções, agora é possível marcar ou não se a consulta deve buscar também nos comentários (assentamentos) dos chamados;

  • A busca por soluções agora traz os resultados paginados;

Correções

  • Abertura de chamados por e-mail: Em alguns casos, o sistema não conseguia mover a mensagem da caixa de entrada, apenas copiava, fazendo com que o sistema abrisse vários chamados para um mesmo email enviado.

  • Na abertura de chamados, o usuário estava recebendo uma cópia do e-mail enviado para a área de atendimento;

  • A busca por soluções estava com um bug que fazia com que os resultados viessem repetidos;

  • Outro bug na busca por soluções era quando fosse clicado no número de chamado para ver seus detalhes, o sistema gerava erro interno (não exibido para o usuário) e não era possível fazer novas consultas sem recarregar o script;

  • Na “Busca por número do chamado”, sempre que se abrisse as informações do chamado retornado, a tela de consulta não funcionava mais para novas consultas (era necessário clicar no menu lateral novamente para realizar novas consultas);

Inventário

Possivelmente, nessa versão 5, o módulo de inventário foi a área do sistema que sofreu as maiores modificações estruturais. Saindo de um modelo que era limitado a uma estrutura fixa e específica de características cadastrais, para um modelo aberto e flexível, capaz de gerir qualquer tipo de ativo/bem durável com, praticamente, qualquer tipo de estrutura e configuração.

Como efeito colateral, algumas opções das versões anteriores foram descontinuadas. Isso significa que as opções, embora ainda acessíveis, não terão mais a função de registro, apenas a função de leitura das informações lá cadastradas. Na prática, a principal questão diz respeito aos “componentes avulsos” que na versão atual não terão mais função (uma vez que todos os itens serão cadastrados como “ativos”). Se você possui itens cadastrados como componentes avulsos, poderá cadastrá-los (manualmente) como ativos de inventário e então removê-los da base obsoleta de componentes avulsos.

Outro ponto que está sendo revisto é sobre o cadastro de softwares. A intenção é também poder utilizar o cadastro de ativos para esse fim, utilizando-se de uma opção existente no cadastro de categorias de ativos, que identifica o tipo de ativo como sendo “digital” (mais informações no decorrer desse documento);

Você pode ter uma visão prática sobre algumas das novas capacidades do módulo de inventário assistindo a esse vídeo:

Macro mudanças

  • Novo campo padrão: Cliente - Na prática será uma nova forma de agrupamento e separação dos ativos de inventário;
  • Campos customizados;
  • Características mensuráveis (características que podem ser medidas e comparadas);
  • Composição de ativos (ativo composto com outros ativos);
  • Controle de acesso aos itens de inventário das unidades com base na área primária do operador;
  • Registro de modificações de especificações;
  • Filtro avançado consegue pesquisar por campos customizados, Características diretas ou Características agregadas;

Opções do menu

Início

mantém a exibição da mesma forma como na versão anterior. No entanto, destaca que a seção sobre componentes avulsos (caso exista, atualizada de versões anteriores) será descontinuada.

Agora ao clicar em qualquer tipo de ativo na primeira coluna, a listagem dos ativos do mesmo tipo aparece em uma janela popup, com capacidade de definição das colunas que devem ser visíveis, ordem de exibição e exportação das informações exibidas.

Consultas

  • Consulta rápida: Agora é possível limitar o filtro das unidades em função do filtro de clientes. As opções poderão estar limitadas caso exista configuração de limite de clientes e unidades a serem acessados pela área do operador logado (ver em “Áreas de Atendimento”);

  • Filtro avançado para ativos (antigo “Filtro para equipamentos”): filtro poderoso com capacidade de combinar diversos parâmetros de busca como características diretas e/ou agregadas do ativo e/ou campos customizados.

    • Novos campos do filtro:

      • Cliente, Categoria do tipo do ativo, part-number
    • Novas seções do filtro:

      • Características diretas: Dizem respeito às características que são definidas no modelo do ativo e que são assumidas como inerentes do ativo. Ex: Altura, largura, peso, potência, volume, etc.. Ou seja, qualquer característica que esteja relacionada ao modelo do ativo. Podem ser adicionado tantos filtros quanto necessários para combinar informações e limitar o escopo da busca.

      • Características agregadas: Dizem respeito às características das partes agregadas ao ativo principal. As partes agregadas possuem características próprias que podem servir de base para a consulta. Por exemplo: pesquisar por ativos que possuam SSD com capacidade de armazenamento superior à 256GB e menor do que 1TB (sim, é possível pesquisar com unidades de medidas diferentes). Outro exemplo: pesquisar por ativos que possuam motor elétrico, que a potência do motor seja maior do que 1,5hp e que o motor tenha um peso máximo de 10kg. É possível combinar quantos filtros forem necessário para ajustar o escopo da busca.

      • Campos customizados: Dizem respeito a características adicionadas aos ativos principais por meio de campos customizados. Por exemplo: NFC, 5G, Endereço MAC, IP, IMEI, cor, etc..

    • Colunas retornadas: Além das informações básicas diretas de cada ativo, também são exibidas colunas com as características do modelo e características agregadas (que podem ser também softwares, como veremos), além das colunas referentes aos campos customizados.

  • Filtro para componentes avulsos: Função descontinuada. A partir da versão 5 todos os itens de inventário serão “ativos”, portanto, apenas o filtro avançado será o responsável pelas buscas;

  • Histórico de localização: foi adicionado o campo para filtro de cliente a fim de limitar a exibição das unidades possíveis. Além disso, agora também exibe quem foi o autor da modificação (o autor só será exibido para modificações realizadas a partir da nova versão do sistema);

  • Por Localização Anterior: foram adicionados campos de filtro para cliente e unidade para limitar a exibição dos departamentos possíveis.

Funções modificadas ou novas:

  • Menu “Ativos de inventário” (antigo “Hardware”):
    • Antes: “Equipamentos”, agora: “Árvore de ativos”: exibe a distribuição dos ativos de inventário com até 5 níveis de agrupamentos encadeáveis e selecionáveis (similar à árvore de chamados), desta forma é possível ter acesso às informações de ativos cadastrados com base no agrupamento de várias características similares entre os bens.

Cadastro de Ativos

É o cadastro dos itens de inventário. É possível cadastrar praticamente qualquer tipo de bem durável, com diferentes estruturas e configurações.

  • Fluxo padrão:
    1. Cadastro de campos personalizados (se aplicáveis) que serão utilizados pelo tipo de ativo;
    2. Cadastro da categoria do ativo (em Inventário > Diversos > Categorias de ativos);
    3. Cadastro do tipo de ativo (em Inventário > Ativos de inventário > Tipos de Ativos);
    4. Criação do formulário para cadastro (na área de administração em Admin > Inventário > Formulários de cadastro de ativos);
    5. Cadastro de características mensuráveis (em Inventário > Diversos > Características mensuráveis), se aplicável;
    6. Cadastro do fabricante (em Inventário > Diversos > Fabricantes);
    7. Cadastro do modelo do ativo (em Inventário > Tipos de Ativos > Modelos de Ativos);
    8. Cadastro do ativo (em Inventário > Ativos de inventário > Cadastro de Ativos).

Componentes Avulsos

Opção legada de versões anteriores. Essa opção será removida em versões futuras.

Tipos de Ativos

Antigo “Tipos de equipamentos”: Agora, no formulário de cadastro de tipos de ativos, é possível definir:

  • Categoria: é a categoria para classificação e agrupamento de tipos de ativos;
  • Pode ser um componente de: aplicável quando o tipo de ativo puder fazer parte de um ativo maior. Ex: um SSD pode ser um componente de um notebook;
  • Pode possuir componentes: aplicável quando o tipo de ativo puder possuir outros tipos de ativos: Ex: Um nobreak pode possuir baterias;
  • Perfil de cadastro: diz respeito ao qual formulário será utilizando para cadastro de ativos desse tipo.

Modelos de Ativos

Antigo “Modelos de equipamentos”: Agora, os modelos de ativos podem receber diversas informações de características diretas que possibilitam a comparação entre diferentes modelos. Nesse cadastro é possível definir:

  • Tipo: a mesma seleção que já existia na versão anterior;
  • Fabricante: na versão anterior, essa informação não era estruturada;
  • Modelo: descrição textual a respeito do modelo que se está cadastrando;
  • Característica: podem ser selecionadas diversas características mensuráveis como, por exemplo: peso, tensão, potência, altura, frequência, etc.. Cada modelo pode ter nenhuma ou várias características mensuráveis; Essas características poderão servir como filtro para ativos, por meio do filtro avançado para ativos;
  • Arquivo: mesma opção que já existia na versão anterior.

Modelos de Configuração

Opção legada de versões anteriores. Essa opção será removida em versões futuras. Na versão 5, para salvar uma configuração basta clicar em um botão na tela de detalhes do ativo: “Salvar configuração física”;

Tipos de Componentes

Opção legada de versões anteriores. Essa opção será removida em versões futuras. Na versão 5, qualquer tipo de componente físico deve ser cadastrado por meio do menu: Cadastro de Ativos;

Modelos de Componentes

Opção legada de versões anteriores. Essa opção será removida em versões futuras. Na versão 5, qualquer modelo de componente deve ser cadastrado por meio do menu: Modelos de Ativos;

Softwares

Por ora, esse menu permanece como na versão anterior. No entanto, a intenção é removê-lo visto que agora é possível cadastrar softwares pelo próprio cadastro de ativos. Uma vez que se cadastre o tipo do ativo em alguma categoria marcada como “Digital” (veja na seção Inventário > Diversos > Categorias de Ativos), ele poderá ser vinculado aos equipamentos e aparecerá em uma seção distinta das informações de hardwares agregados.

Diversos

Nesta seção foram adicionadas duas novas opções:

  • Características mensuráveis

    São informações capazes de serem comparadas por meio de alguma unidade de medida. Essas informações podem compor o modelo de um ativo de inventário (características diretas) ou compor os modelos de ativos que estão agregados ao ativo principal (características agregadas).

    Por padrão, o sistema já traz diversos tipos de características cadastradas, como por exemplo: Carga elétrica, peso, armazenamento, altura, frequência, etc..

    É possível cadastrar qualquer tipo de característica que possa ser mensurada, bastando definir a unidade de medida de referência e o fator de comparação.

    Exemplo: característica “armazenamento”, unidade de medida de referência (fator de comparação = 1): Megabyte. Ao se cadastrar a unidade de medida Gigabyte, é necessário informar o fator de comparação equivalente para transformar a unidade de referência (nesse caso, Megabyte) em 1 Gigabyte, ou seja, multiplicar por 1024 (fator de comparação: 1024, operação: multiplicar). Na dúvida, baseie-se nas características já cadastradas para compreender o processo.

    Esses fatores de comparação são utilizados para comparar ativos cadastrados com características de diferentes unidades.

    Exemplo: é possível comparar um SSD que foi cadastrado como tendo armazenamento de 512GB com um SSD que foi cadastrado com armazenamento de 1TB. Ou seja, mesmo cadastrados com unidades diferentes (GB e TB), o sistema saberá reconhecer qual possui maior capacidade de armazenamento.

  • Categorias de Ativos

    As categorias permitem um agrupamento e classificação dos ativos em função de características similares (É possível agrupar os ativos por categoria diretamente na árvore de ativos em Inventário > Ativos de inventário > Árvore de ativos ou filtrar por categoria no filtro avançado).

    Ao se cadastrar uma categoria, é possível defini-la como sendo “Digital”, dessa forma, o sistema entenderá que tipos de ativos que estiverem nessa categoria não serão físicos, e sim softwares, licenças, etc..

    Também é possível definir uma categoria como sendo “Recurso alocável”. Por ora, essa definição ainda não traz consequências práticas no sistema, no entanto, a intenção é possibilitar que ativos com esse tipo de categoria possam ser utilizados como recursos/suprimentos/produtos “alocáveis” vinculados aos chamados.

    • Perfil de cadastro

      Diz respeito ao formulário que será carregado para cadastro de tipos de ativos que sejam dessa categoria. É possível montar formulários com campos específicos (em Admin > Inventário > Formulários de cadastro de ativos), customizados (em Admin > Campos customizados) ou não.

    Também é possível definir uma cor de fundo e cor da fonte para quando forem exibidas etiquetas informativas sobre a categoria do tipo de ativo.

Estatísticas e relatórios

De modo geral, as opções presentes de relatório nesse menu não sofreram grandes alterações, na verdade, algumas estão marcadas como “descontinuadas” pois serão removidas em uma versão futura. Em outras, foi adicionado o campo de filtro “Cliente”.

Foi adicionado o relatório “Ativos por Características diretas”, onde é possível definir uma característica específica para monitoramento.

Administração

Configurações básicas

  • Adicionada a seção “Encerramento de chamados”:

    • Definição do status para atendimentos concluídos (atendimento concluído pelo operador técnico mas ainda não encerrado no sistema em função de estar aguardando a aprovação pelo solicitante);

    • Definição do status para atendimentos rejeitados (atendimento concluído pelo operador técnico mas o solicitante não concorda que o problema tenha sido solucionado);

    • Tempo máximo para validação e avaliação do atendimento: definição do prazo, em dias, para que o solicitante realize a aprovação (ou rejeição) do atendimento recebido, além de realizar a avaliação do mesmo. É possível definir que o tempo limite não considere os finais de semana;

    • Avaliação automática: definição sobre qual avaliação o atendimento deverá receber, de forma automática, para os casos onde a avaliação não ocorra dentro do prazo definido;

  • Novas opções na seção “Agendamento / encaminhamento de chamados” (antiga “Agendamento de chamados”):

    • Status para chamados agendados para operadores: será o status que o chamado receberá quando o chamado for agendado para a fila direta de um ou mais operadores;

    • Status para retorno na fila: Status para chamados agendados e reservados para operadores específicos quando atingirem a data programada para o atendimento;

    • Status definido para os chamados encaminhados na abertura: Essa opção já existia na versão 4 e agora está agrupada nessa seção;

    • Marca primeira resposta ao agendar/encaminhar?: Define o comportamento do sistema quanto à marcação da primeira resposta durante a ação de encaminhamento/agendamento de chamados;

  • Reabertura de chamados:

    • Agora é possível definir um status de retorno para fila, embora, com a nova funcionalidade de aprovação de chamados, essa opção só faça sentido para chamados abertos e encerrados pelo mesmo operador (que nesse caso não poderá aprovar/avaliar o próprio chamado);
  • Upload de arquivos:

    • Agora a definição do tamanho máximo de arquivos está em MB (ainda limitado ao tamanho máximo de 10MB);

Em todas as seções, onde há a definição de algum tipo de status, agora são exibidas as informações sobre o tipo de fila configurada e também sobre a parada de relógio relacionado à cada status, facilitando a compreensão do comportamento do sistema já na seleção do status;

Configurações estendidas:

  • Nas configurações para LDAP, é possível definir um cliente para que o usuário seja vinculado a partir do primeiro acesso;

  • Na seção referente às configurações de chamados abertos por email, na entrada dos chamados na fila, é possível definir um cliente padrão que estará vinculado aos chamados abertos por esse meio;

  • Na seção de configuração para chamados abertos sem autenticação, também é possível definir um cliente padrão que será vinculado aos chamados abertos por esse meio;

Email - Mensagens padrão

Na listagem dos modelos de mensagens, houve melhorias na exibição das informações referentes a cada evento, ficando mais fácil identificar quando cada mensagem é aplicada;

Novos modelos (em alguns casos, há mais de um modelo com a mesma nomenclatura, no entanto, com aplicação em situações distintas):

  • Agendamento: email enviado para o operador quando o chamado for agendado diretamente para a fila do operador;

  • Rejeição: email enviado para a área responsável pela conclusão do atendimento quando a mesma for rejeitada pelo solicitante;

  • Rejeição: email enviado para o operador responsável pela conclusão do atendimento quando a mesma for rejeitada pelo solicitante;

  • Solicitação de aprovação/avaliação: email enviado para o solicitante sempre que um atendimento for concluído.

Áreas de atendimento:

  • Na listagem de áreas, agora há a coluna referente à configuração de abertura dinâmica.

  • A opção de “Abertura dinâmica” define se o formulário de abertura de chamados funcionará no modo clássico (onde o formulário de abertura é carregado em função da área primária do usuário logado) ou funcionará no modo dinâmico (nesse caso, é apresentada primeiro a opção de seleção de tipo de solicitação, que definirá qual será a área que receberá o chamado e qual será o formulário de abertura);

  • Na definição de “módulos de acesso”, ao habilitar o módulo de inventario é possível a limitar o acesso a clientes e unidades específicas. Essa configuração não terá efeito sobre usuários administradores;

  • Na definição de gerentes para a área, agora é possível selecionar usuários de outras áreas (desde que de mesmo nível), já que um usuário pode ser gerente de múltiplas áreas; No caso de área que presta atendimento, apenas operadores que façam parte da área poderão ser definidos como gerentes;

  • Na definição das áreas para as quais a área selecionada poderá abrir chamados, agora é necessário definir uma das áreas como sendo padrão. Essa opção será considerada no algoritmo da abertura dinâmica para quando o tipo de solicitação não tiver uma área padrão definida para seu atendimento;

Formulários de abertura

Antigo “Perfis de tela de abertura”.

  • Na definição de campos customizados, agora é possível definir campos que farão parte do formulário apenas nas telas de edição e detalhes das ocorrências, ou seja, não serão exibidos no formulário de abertura;

  • Também é possível definir campos personalizados que nunca devem ser exibidos para o usuário final;

  • Definição do formulário de abertura padrão (para casos quando a abertura dinâmica estiver habilitada mas o formulário não estiver defnido no tipo de solicitação);

  • Nova coluna na tela de administração de formulários de abertura mostrando para quais tipos de solicitação cada perfil está vinculado (quando a abertura dinâmica estiver habilitada);

  • Agora é possível configurar para que o campo de upload de arquivos, na tela de abertura, seja de preenchimento obrigatório;

Obrigatoriedade de campos

Adicionado o campo “Cliente” como opção de obrigatoriedade de preenchimento nas telas de edição e conclusão do atendimento;

Tipos de Solicitações

Antigo “Tipos de Problemas”.

  • Na definição da área de atendimento, quando forem definidas, especificamente, mais de uma área, é necessário definir uma como sendo a área padrão. Essa informação será considerada para a definição de que área receberá o chamado quando a abertura dinâmica estiver habilitada.

  • Formulário de abertura de chamados: vinculação do tipo de solicitação a algum formulário de abertura. O formulário vinculado será carregado quando a área do solicitante estiver configurada para “Abertura dinâmica” e o tipo de solicitação for selecionado durante o processo de abertura de chamados;

Tipos de Status

Agora há a opção de definir status como “Ignorado”. Funciona como um tipo de “arquivamento”. Chamados com status definidos como “ignoráveis” não serão considerados em nenhuma consulta geral e também em relatórios. Só poderão ser recuperados caso seja feita uma busca direta pelo seu número ou pelo seu status.

Formulários de cadastro de ativos

Funciona como os formulários de abertura (no módulo de ocorrências). Aqui são definidos os campos que aparecerão nos formulários de cadastro dos ativos de acordo com os tipos de ativos. Vários tipos de ativos podem compartilhar um mesmo formulário ou terem um formulário específico para cada caso.

Clientes

Possibilita a administração (cadastro, exibição, edição e exclusão) de clientes;

  • Na prática é uma nova forma de agrupamento e separação tanto dos chamados quanto dos ativos de inventário no sistema; Agrupando usuários, unidades e departamentos.

  • Por padrão, o sistema traz dois clientes ativos: Operação e Cliente solicitante.

    • O cliente “Operação” é reservado para agregar todos os usuários de nível de operação e administração do sistema. Representa a própria organização que presta os serviços. Esse cliente não pode ser excluído do sistema mas pode ser renomeado e editado à vontade.

    • O cliente “Cliente solicitante”: representa qualquer cliente solicitante (agrupamento de usuários de nível “somente-abertura”). Pode ser apenas um ou diversos.

  • Um cliente pode agrupar vários usuários;

  • Um cliente pode agrupar várias unidades e por consequência, agrupar vários departamentos (nessa versão, os departamentos podem ser vinculados às unidades);

  • O formulário para cadastro e gerenciamento de clientes suporta a utilização de campos personalizados;

  • Tipos de clientes: qualquer classificação que se queira utilizar para o agrupamento. Ex: Locação, Comodato, etc..

  • Status de cliente: qualquer classificação que se queira utilizar para o agrupamento. Ex: Vigente, Pendente, etc..

Unidades

A partir da versão 5, a figura das unidades passou a ter maior importância na organização das informações do sistema. Uma unidade pode ser entendida como uma identificação para uma localização física, contendo diversos departamentos como seções dessa localização.

O gerenciamento de unidades passou para o menu de clientes e agora possui um campo para a realização desse vínculo: Cliente

Departamentos

O gerenciamento de departamentos passou para o menu de clientes e agora possui campos para a vinculação com o cliente por meio da unidade;

Prédios, reitorias e domínios de rede: todos esses entes agora também são vinculados à clientes por meio das unidades;

Centros de Custo

O gerenciamento de centros de custos passou para o menu de clientes e agora possui campo para a vinculação direta com o respectivo cliente;

Campos customizados

Essa opção saiu do menu de ocorrências pois agora suporta a criação de campos para serem utilizados também no módulo de inventário e no cadastro de clientes;

Os campos do tipo “Área de texto” agora são renderizados utilizando a linha toda do formulário (antes ocupava apenas uma coluna, como os demais campos);

Usuários

  • Agora os usuários são vinculados a clientes. Usuários operadores e administradores sempre estarão vinculados ao cliente reservado “Operação” (esse nome pode ser alterado no painel de administração de Clientes). Usuários de nível “somente abertura”, deverão ser vinculados a qualquer cliente exceto o “Operação”;

  • Agora é possível definir que usuários sejam gerentes de múltiplas áreas:

  • Usuários de nível “somente abertura” só poderão ser gerentes de áreas de nível somente abertura (que não prestam atendimento);

  • Usuários de nível de operação ou administradores só poderao ser gerentes de áreas que façam parte (área primária e secundárias);

  • Novas opções:

    • Pode encaminhar: Opção disponível apenas para usuários operadores. Indica que o operador poderá encaminhar chamados diretamente para a fila direta de outro operador, seja no processo de abertura ou por meio da opção “Agendar/Encaminhar” (disponível na tela de detalhes dos chamados);

    • Pode receber: Opção disponível para usuários operadores e administradores. Indica que o operador/administrador poderá receber encaminhamentos de chamados em sua fila direta de chamados (também podem ser chamados agendados para a fila direta do operador/administrador);

    • Cor de fundo: Será a cor de fundo para eventos específicos do usuário quando aparecerem no calendário de agendados;

    • Cor da fonte: será a cor da fonte para eventos específicos do usuário quando aparecerem no calendário de agendados;

  • Na listagem de usuários, agora há uma coluna informando o cliente ao qual o usuário está vinculado. Além disso, a coluna “Gerente” lista todas as áreas que estão sob gerência de cada usuário (quando aplicável);

Correções/ajustes diversos

  • Agora a tela de login também se adapta à telas com resoluções altas;

Nomenclaturas alteradas

  • Antes: Tipos de problemas -> Agora: Tipos de solicitações

  • Antes: Tipos de equipamentos -> Agora: Tipos de Ativos

  • Antes: Assentamentos -> Agora: Comentários

  • Antes: Perfis de tela de abertura -> Agora: Formulários de abertura

Pendências conhecidas

  • Campos customizados não gravam histórico de modificações;

  • Na API de integração, não é possível enviar arquivos como anexos na criação e também não é possível obter os anexos existentes via o método de leitura;

  • A abertura de chamados por e-mail não suporta a inclusão de anexos;


OcoMon 4.0x (Versão anterior: 4.0RC1)

Lançamento: Janeiro de 2022


Requisitos da versão

  • MySQL a partir da versão 5.6 (Ou MariaDB a partir da versão 10.2)
  • PHP a partir da versão 7.4
    • Módulos do PHP: PDO, pdo_mysql, curl, iconv, gd, openssl, imap, ldap, mbstring

Principais macro novidades

  • Autenticação via LDAP;
  • API para integração;
  • Abertura de chamados via e-mail;
  • Fila de e-mails;
  • Campos customizados;
  • Rótulos (tags) para as ocorrências;
  • Filtro para o Painel de Controle;
  • Gerência de áreas de atendimento;
  • Formulário aberto para abertura de chamados por usuários não cadastrados;
  • Flexibilidade para configuração de obrigatoriedade de qualquer dos campos das ocorrências em cada uma das etapas de vida (abertura, edição e encerramento);
  • Diversas melhorias cosméticas, refinamentos múltiplos, refatoramentos e otimizações diversas;

Autenticação em base LDAP

  • Agora é possível configurar diretamente pela interface do sistema para que o sistema realize a autenticação em uma base LDAP/AD;

  • No primeiro login do usuário, caso ele ainda não exista na base local, seu registro será criado;

API para integração

  • Desenvolvida uma API para permitir integração com outros sistemas. Nesse momento apenas métodos para abertura e leitura de chamados;

Abertura de chamados por e-mail

  • Agora é possível configurar o sistema para que ele verifique uma conta específica de email em busca de novas mensagens que se tornarão, de forma automatizada, chamados no sistema;

Filas de emails

  • Agora é possível configurar para que o sistema não realize o processamento de envio de email no mesmo instante da ação do usuário. Nesse caso, o email é salvo no banco de dados e será enviado de acordo com a periodicidade definida em configuração por meio do mecanismo de agendamento de tarefas do servidor;

Campos customizados/personalizados

  • Agora é possível criar campos personalizados para serem utilizados nas ocorrências.

  • É possível criar campos dos tipos: texto, seleção simples, seleção múltipla, número, área de texto, data, data e hora, hora e caixa de marcação.

  • Campos do tipo texto permitem a utilização de máscara de formatação (se for expressão regular será utilizada também para validação);

  • Os campos são vinculados aos chamados por meio dos perfis de tela de abertura;

  • Os campos personalizados estão integrados ao filtro avançado e podem ser utilizados como critério de filtro (exceto campos do tipo caixa de texto e caixa de marcação) e aparecem como colunas (inicialmente ocultas) no retorno da consulta;

  • No filtro avançado é possível pesquisar por intervalo para os campos do tipo número, data e data e hora;

Sistema de rótulos/tags para os chamados

  • Agora é possível adicionar rótulos/tags aos chamados em qualquer etapa de seu ciclo de vida (abertura, ediçao ou encerramento);

  • As tags estão integradas ao filtro avançado (podem ser utilizadas como critério de filtro e aparecem como coluna no retorno da consulta);

  • As consultas no filtro avançado podem utilizar operador "E" ou "OU" em combinação com o operador "NÃO". Ex: pesquisar chamados que obrigatoriamente tenham as tags "treinamento" E "desenvolvimento" mas NÃO tenham a tag "suporte";

  • No painel de controle foi adicionado a nuvem de tags do mês corrente;

  • Foi criado um relatório específico para gerar nuvem de tags por período;

Gerencia de áreas

  • Agora é possível permitir que usuários de nível somente-abertura possam ver a fila de chamados da sua área (de outros usuários da mesma área);

  • Adicionado uma nova opção no menu Home: "Minha Área" com as listagems de chamados de outros usuários agrupados pela área que o operador logado for gerente. Essa opção também está disponível para usuários com nível de operação e administração mesmo que não sejam gerentes da área;

  • Usuários de nível somente abertura e operadores, quando gerentes, podem acessar a listagem de usuários sob sua gerência, bem como realizar alterações limitadas em seus perfis;

  • Usuários podem ser definidos como gerentes de área por meio de edição em seu perfil ou diretamente nas configurações das áreas de atendimento;

Formulário para abertura de chamados sem autenticação

  • Agora é possível disponibilizar um formulário de abertura de chamados para usuários não cadastrados;

  • O formulário utiliza o perfil de tela de abertura para definição dos campos a serem exibidos (com limitações específicas em função do contexto) e sistema de captcha para evitar bots e spams;


IMPORTANTE - Mudanças estruturais

Relação entre áreas de atendimento e tipos de problemas

  • Mudança estrutural no relacionamento entre as tabelas de áreas de atendimento e tipos de problemas: antes era 1xN, agora: NxN

  • Na prática, antes, para que um tipo de problema existisse especificamente apenas para algumas áreas de atendimento (mas não para todas), o sistema replicava o cadastro, gerando um ID diferente mas mantendo a mesma nomenclatura. Agora, apenas um ID é mantido, e a associação com mais áreas não geram duplicidades.

  • Para possibilitar essa mudança sem a perda de informações de instalações com versões anteriores, foi criado um mecanismo assistente que orienta sobre o procedimento necessário e então permite a atualização. O procedimento só é necessário para atualizações;

Mudança na criptografia de armazenamento de senhas

  • Antes a senha era diretamente armazenada com o algoritmo MD5. Agora é armazenado apenas o Hash com o algoritmo Bcryp.

  • A atualização é transparente para os usuários e não tem efeitos colaterais;


Módulo de Ocorrências

  • Comportamento modificado: antes, se um operador qualquer adicionasse uma informação a um chamado, automaticamente esse operador ficava como sendo o "Responsável" pelo chamado, mesmo que o chamado já estivesse na fila de outro operador. Agora, uma vez que o chamado já esteja na fila direta de algum operador, ele só mudará de fila se for expressamente selecionado um novo técnico responsável para ele;

  • Chamados encerrados agora não permitem que o usuário solicitante adicione novas informações;

  • Reabertura de chamados: Agora apenas solicitante ou responsável direto pelo chamado podem reabri-lo (dentro do prazo configurado);

  • Reabertura de chamados: Agora é necessário informar uma justificativa para a "reabertura" do chamado, assim como optar por enviar e-mail para área e/ou usuário;

  • Painel de Controle: Criado filtro de áreas. Além de poder selecionar as áreas de atendimento, também é possível definir se a consulta considerará as áreas selecionadas como sendo a área solicitante do chamado ou a área responsável pelo atendimento (origem ou destino dos chamados); As áreas passíveis de seleção estão limitadas às áreas para às quais o operador logado faz parte, de acordo com a configuração de isolamento de visibilidade;

  • Painel de Controle: Mais cards agora disponibilizam listagem de ocorrências (ao clicar na informação do card);

  • Tela de detalhes das ocorrências: agora, ao clicar em "Atender", a janela que abre já solicita o preenchimento do assentamento além de dar a opção de envio de email para a área e para o solicitante;

  • Tela de detalhes das ocorrências: agora, ao clicar em "Agendar", a janela que abre já solicita o preenchimento do assentamento além de dar a opção de envio de email;

  • Tela de detalhes das ocorrências: Nova informação exibida: Área Solicitante;

  • Adicionada a coluna "Área Solicitante" (visível por padrão) no retorno das consultas do filtro avançado.

  • Nas listagens de filas: agora é exibido um popup com a descrição completa do chamado, sem a necessidade de clique.

  • Nas listagens de filas: indicadores visuais sobre a interação com o chamado com popovers informando o assentamento mais recente, autor e data da ação;

  • Na fila geral: se o tipo de problema estiver vazio, aparecerá o badge "pendente;

  • Chamados com até 10 minutos de vida, aparecerão com um badge de "Novo" na fila de atendimento;

  • No menu "Home :: Meus Chamados" - Adicionada guia/seção: "Pendentes para mim", referente aos chamados diretamente pendentes para o operador logado;

  • No filtro avançado, não é mais permitido consultas sem nenhum critério de filtro (É preciso definir ao menos um critério em qualquer dos campos oficiais). Essa ação visa evitar consultas que requerem muito processamento em função de bases de dados muito grandes;

  • No Encaminhamento de chamados, antes só era possível selecionar os usuários que tinham a área destino do chamado como sendo a área primária em sua conta - agora também é possível selecionar usuários que possuem a área destino do chamado como secundária em sua conta;

  • Agora é possível agendar chamados para o dia corrente (em horário futuro);

  • Na área de detalhes das ocorrências, agora a prioridade vem formatada com o respectivo destaque (configurado na área de prioridades de atendimento);

  • Novo campo: Canal da solicitação;

  • Mural de avisos: agora é possível definir um aviso como recorrente para re-exibição diária;

  • Mural de avisos: agora, administradores podem definir avisos para serem exibidos à áreas solicitantes (de nível somente abertura);

  • Mural de avisos: nas notificações de avisos do mural, adicionada a data da postagem.


Módulo de Inventário

  • No retorno do filtro avançado foi adicionada a coluna "Valor";

  • Agora, no cadastro de fabricantes, as opções de definição Hardware e Software vêm preenchidas;


Módulo de Administração

  • Área para habilitar e configurar a abertura de chamados por e-mail (requer configuração no agendador de tarefas do sistema: cron | agendador de tarefas);

  • API: Área destinada a desenvolvedores: opção para registro e gerenciamento de aplicações a serem integradas ao sistema;

  • Mecanismo para possibilitar a utilização de filas de e-mails ao invés de realizar o processamento de envio no mesmo momento das respectivas ações no sistema (requer configuração no agendador de tarefas do sistema: cron | agendador de tarefas);

  • Agora é possível testar se as configurações para envio de e-mail estão funcionando diretamente na tela de definição das configurações;

  • Agora é possível definir que usuários operadores não tratem os chamados abertos por eles mesmos; Nesse caso, usuários de nível operador terão acesso de nível somente-abertura aos chamados abertos por eles mesmos;

  • Definição de prazo para reabertura de chamados;

  • Nas configurações básicas, foi removida a configuração de definição dos rótulos referentes às categorias para tipos de problemas. Agora essa opção pode ser acessada diretamente por meio das configurações dos tipos de problemas.

  • Configuração criada para definir se campos customizados que não foram utilizados na tela de abertura poderão aparecer nas telas de edição e encerramento: Ou seja, com essa configuração, é possível que as telas de edição e encerramento só exibam os campos extras que já estão com informações para o chamado;

  • Área para cadastro e configuração de campos personalizados;

  • Áreas de atendimento: adicionada a coluna para redirecionamento aos respectivos tipos de problemas;

  • Áreas de atendimento: adiciona a coluna informando os respectivos gerentes;

  • Áreas de atendimento: é possível definir gerentes diretamente no processo de edição das informações da área;

  • Área para cadastro de rótulos/tags;

  • Área para habilitar e configurar formulário para abertura de chamados sem autenticação;

  • Tipos de Status: nomenclatura ajustada para os paineis: fila aberta (antes é painel principal) e fila direta (antes era painel superior).

  • Tipos de Status: status com painel oculto, obrigatoriamente ficarão marcados com parada de relógio;

  • Tipos de Problemas: agora é possível vincular múltiplas áreas de atendimento a um mesmo tipo de problema sem replicação de IDs;

  • Tipos de Problemas: agora é possível adicionar exceções para que tipos de problemas que não estejam vinculados a nenhum área (aparecendo para todas) possam ficar ocultos para áreas específicas;

  • Tipos de problemas: na listagem, agora é possível saber as áreas vinculadas à cada tipo de problema;

  • Tipos de problemas: agora é possível gerir suas categorias sem recarregar a tela, mantendo as informações já digitadas;

  • Tipos de problemas: agora é possível desabilitar tipos de problemas no sistema;

  • Perfis de tela de abertura: agora é possível definir a obrigatoriedade de preenchimento de cada campo;

  • Perfis de tela de abertura: agora já na listagem é possível saber que campos estão habilitados (inclusive campos personalizados);

  • Perfis de tela de abertura: agora é possível ocultar o campo de descrição, desde que pelo menos um campo esteja habilitado para o perfil;

  • Nova opção para definição de obrigatoriamente de preenchimento dos campos das ocorrências nas telas de edição e encerramento. Para os campos na tela de abertura, as definições são realizadas diretamente em cada perfil de tela.

  • Nova área para criação e configuração de canais de solicitação;

  • Melhorias nas opções de configuração dos rótulos para prioridades de atendimento. Agora é possível definir a cor da fonte, facilitando o ajuste do melhor contraste entre a cor da fonte e a cor de fundo para os badges.

  • Agora a seleção de idioma apresenta para seleção o nome do idioma (amigavelmente) e não o arquivo correspondente;


Diversos

  • Tela de login redesenhada: com opções para recuperação de senha e memorização do usuário além de controle de quantidade de tentativas mal sucedidas de login;

    • A saber: as opções para alteração de senha ou recuperação de senha só estarão disponíveis caso o tipo de autenticação esteja configurado para base local;
  • Nome de usuário: agora o sistema aceita que seja no formato de endereço de e-mail;

  • Acesso direto às informações do perfil de usuário, agrupando as opções de alteração de senha e definição de idioma;

  • Usuários administradores podem navegar com nível de operador (opção acessível via tela do perfil do usuário);

  • Agora, com a URL global dos chamados, não é mais necessário estar autenticado para acessar as informações do chamado (apenas leitura);

  • Agora, nos relatórios e formulários de consulta, sempre que existir a definição de período entre duas datas, os campos estarão sincronizados: Ex: a segunda data só poderá ser selecionada a partir do valor da primeira data;

  • Ajustes diversos: mudanças de nomenclaturas e reposicionamento de colunas de informações em diversas listagens do sistema.


Bugs corrigidos e ajustes

  • No painel de controle, caso não existissem chamados em aberto no sistema, os cards ficavam zerados;

  • Em qualquer dos formulários que permitem o upload de arquivos, caso fosse deixando algum campo extra de upload sem seleção de arquivo (clicando no sinal de "+") o sistema retornava que o tipo de arquivo não era permitido;

  • Na tela de login, quando o usuário clicava em cadastro para abertura de chamados e cancelava, as mensagens de erro caso houvesse tentativa mal sucedida de login, não eram exibidas.

  • Nas ocorrências: No retorno do filtro avançado, após clicar para ver os detalhes de qualquer dos resultados o filtro deixava de funcionar para novas buscas;

  • Nas ocorrências: Quando a descrição da ocorrência possuia formatação ocasionava a quebra de layout nas listagens onde a exibição da descrição era truncada;

  • Nas ocorrências: Para usuários de nível somente-abertura não estava sendo possível ter acesso aos roteiros de atendimento relacionados aos seus chamados;

  • No inventário: ao alterar a etiqueta, chamados relacionados e arquivos diretamente relacionados perdiam o vínculo;

  • No inventário: o sistema permitia a inclusão de etiquetas com espaços para equipamentos e componentes avulsos;

  • No inventário: Não era possível a seleção de softwares padrão quando não existia ainda nenhum software padrão definido;

  • No inventário: No retorno do filtro avançado de equipamentos, após clicar para ver os detalhes de qualquer dos resultados o filtro deixava de funcionar para novas buscas;

  • No inventário: Na edição das informações de inventário, o campo do centro de custos não estava trazendo selecionado o centro associado;

  • No inventário: vários relatórios retornavam com legendas null nos gráficos (na versão 3.3);

  • Ajustes da formatação e quebras de linha para as mensagens enviadas por e-mail. Em alguns casos havia um espaçamento excessivo entre as linhas das mensagens. Em outros casos, todas as linhas vinham emendadas.

  • Na tela de detalhes das ocorrências, ao abrir os detalhes dos e-mails enviados, a data de envio não era exibida corretamente.

  • Na administração de Prioridades de atendimento não era possível a definição de prioridade padrão;


Questões conhecidas

  • Campos customizados não gravam histórico de modificações;

  • Na API de integração, não é possível enviar arquivos como anexos na criação e também não é possível obter os anexos existentes via o método de leitura;

  • A abertura de chamados por e-mail não suporta a inclusão de anexos;

  • O módulo de inventário será foco de desenvolvimento para as atualizações após o lançamento da versão 4.0;




OcoMon 3.3 (Versão anterior: 3.2)

Lançamento: Abril de 2021


Módulo de Ocorrências

  • Ao tentar agendar um chamado já aberto, se a data informada não for uma data futura ou simplesmente não informada, agora há uma mensagem de retorno. Antes o sistema apenas não realizava o agendamento mas não informava sobre a situação.

  • Agora as opções para envio de e-mails (abertura, edição, encerramento, agendamento e a opção de envio via a tela de detalhes das ocorrências) não serão exibidas caso o sistema esteja configurado para não enviar e-mails (opção nova na área de administração).

  • Na tela de abertura de chamados, a consulta sobre a configuração do equipamento (se estiver habilitada para o perfil e a área tiver permissão para o módulo de inventário), também trará resultado caso a etiqueta fornecida seja de um componente avulso;

  • Na tela de detalhes da ocorrência, agora a data de agendamento é exibida juntamente com o respectivo horário (antes era exibida apenas a data).


Módulo de Inventário

  • Agora na tela inicial [Início] também é apresentado o resumo (com listagem e gráfico) dos componentes avulsos cadastrados;

  • No cadastro de componentes avulsos foram criados dois novos campos (para alinhar com o cadastro de equipamentos): tipo de assistencia e tipo de garantia;

  • No cadastro de componentes avulsos, agora é possível cadastrar um novo modelo para o componente sem precisar sair da tela de cadastro do componente;

  • Na listagem de componentes avulsos foi adicionada a coluna para exibir a etiqueta do componente;

  • Na consulta rápida, agora o sistema retorna diretamente a tela de detalhes do registro pesquisado. A etiqueta fornecida pode ser tanto de um equipamento quanto de um componente avulso;

  • IMPORTANTE: Até a versão 3.2, no cadastro de modelos de componentes, a informação de fabricante era textual (campo de texto) e não buscava da mesma base de fabricantes dos equipamentos. Essa característica foi alterada visando futuras melhorias no sistema de inventário e portanto, a partir dessa atualização, os usuários deverão atualizar manualmente os fabricantes da sua base de modelos de componentes avulsos. As informações antigas sobre os fabricantes aparecerão incorporadas à nomenclatura do modelo do componente até serem removidas manualmente.

    • Como proceder para atualizar os fabricantes da base de modelos de componentes avulsos:

      1. Edite o modelo do componente [Inventário::Hardware::Modelos de componentes] e selecione o fabricante na listagem de fabricantes (caso o fabricante não exista será necessário primeiro cadastrá-lo);

      2. Remova o nome do fabricante que estará sendo exibido no campo destinado ao modelo.

      • OBS: Também é possível realizar a atualização de forma automatizada. Sinta-se livre para implementar sua automação ou consulte-nos sobre esse serviço.

  • Nova opção de filtro avançado para busca de componentes avulsos.
    • Destaque: buscar componentes vinculados ou não vinculados a equipamentos;

Módulo de Administração

  • Opção para desabilitar o envio de emails pelo sistema;

Diversos

  • A partir dessa versão, não é mais necessário remover a diretiva "ONLY_FULL_GROUP_BY" do sql_mode;

  • Ajustes no sistema de envio de e-mails para os casos de não utilização de smtp;

  • Adicionado o arquivo de Idioma para Espanhol (contribuição do Olivam Moraes olivam.cmoraes@gmail.com)

  • Atualização da bilioteca jQuery (3.6)


Bugs corrigidos e ajustes

  • Inventário: No cadastro de equipamento, caso fosse também cadastrado o modelo do equipamento pelo mesmo formulário, retornava erro de formulário já enviado;

  • Inventário: O sistema não conseguia gravar o log de alteração de componentes para situações onde o componente era vazio antes da alteração.

  • Inventário: Havia um bug no relatório de equipamentos por situação que não exibia alguns equipamentos se estes não tivessem HDD.

  • Inventário: No relatório de vencimento das garantias de equipamentos, a listagem estava com a data correta mas o gráfico apresentava as datas com um mês de diferença.

  • Inventário: Na consulta de garantia para componente, retornava erro caso o mesmo não tivesse as informações de data de compra e período de garantia.


OcoMon 3.2 (versão anterior: 3.1.1)

Lançamento: Março de 2021


Módulo de Ocorrências

  • Fila de Chamados: Agora, nos cards do topo, ao clicar em seu valor, é exibida a listagem de chamados correspondentes;

  • Painel de Controle: Agora, nos cards do topo, ao clicar em seu valor, é exibida a listagem de chamados correspondentes;

  • No retorno do filtro avançado, agora a exibição dos critérios de pesquisa formata as datas pesquisadas para o padrão brasileiro;

  • Na tela de detalhes da ocorrência, ao passar o mouse sobre a área de atendimento, são exibidas as informações da jornada de trabalho;

  • Na listagem de assentamentos da ocorrência, agora há um destaque para identificar qual foi a primeira resposta do chamado;

  • Melhoria da exibição da "Pilha de Status" do chamado (acessível por meio da opção SLA no menu da ocorrência):
    • Agora é possível saber quanto tempo o chamado esteve em cada status. Tanto o tempo absoluto quanto o tempo filtrado.

  • Na abertura de chamados, na seleção de operador para encaminhamento da ocorrência, agora é possível saber quantos chamados já estão em tratativa pelos operadores. Dessa forma, possibilita um maior balanceamento no volume de chamados encaminhados para cada um dos operadores.

Bugs corrigidos

  • Havia casos em que os e-mails enviados eram exibidos com problemas na conversão de caracteres de acentuação.

  • Tratamento de erro para os casos de consulta de garantia para um equipamento que não tiver informações de data de compra ou período de duração da garantia.

  • A busca por soluções não estava funcionando.


OcoMon 3.1.1 (versão anterior: 3.1)

Bugs corrigidos


  • O cálculo de tempo de resposta não estava funcionando adequadamente em alguns casos:

    • quando o chamado era agendado na edição e ainda não tinha recebido a primeira resposta;
    • quando a primeira resposta era marcada apenas após várias mudanças de status;
    • e em alguns outros casos mais específicos.

  • No encaminhamento de chamados durante o processo de abertura, o envio de notificação (e-mail) para o técnico selecionado não estava funcionando;

  • Corrigido o cálculo para licenças de softwares disponíveis no menu de softwares e softwares padrão;

  • Dashboard: o gráfico "Quadro Geral do mês atual" não era exibido caso alguma das áreas não possuissem dados;

  • Alterado a cor do badge informativo sobre os critérios dos filtros avançados (ocorrências e inventário);


OcoMon 3.1 (versão anterior: 3.0)

Modificações gerais

  • Adicionado o arquivo de idiomas em Inglês

Módulo de Ocorrências

  • Agora é possível isolar a visibilidade entre áreas de atendimento. Isso é válido para o Filtro avançado, Relatórios e Painel de Controle.
  • Ajustes na impressão de chamados

Módulo de Inventário

  • Ajustes na geração de termos de responsabilidade (Formulário de trânsito e Termo de compromisso)

Módulo de Administração

  • Adicionada a opção "Visibilidade entre áreas".
    • Ativando essa opção, usuários operadores terão retorno apenas de chamados vinculados às suas próprias áreas quando utilizarem o Filtro avançado, Relatórios e Painel de Controle.

Bugs corrigidos

  • Algumas entradas no arquivo de idiomas estavam faltando.

OcoMon 3.0rc1, 3.0rc2, 3.0rc3 e 3.0 (versão anterior: 2.0)

Modificações gerais

  • Front-end reescrito
    • Novo menu de navegação
    • Bootstrap 4.5
    • Font-awesome
    • Datatables
    • Responsividade

  • Utilização de gráficos ilustrativos com a bibilioteca ChartJS
  • Utilização do PDO para conexão com o banco

  • Nova classe para cálculo de tempo válido
    • A principal diferença para o modelo da nova classe e a classe antiga é que a classe antiga somava todo o período integralmente e descontava os tempos inválidos só no final do período, ou seja, só era possível saber o tempo filtrado atualizado do chamado após o mesmo estar encerrado no sistema. A nova classe trabalha com períodos de tempo, somando cada período em tempo real de acordo com o status da ocorrência e com a jornada de trabalho, mantendo o tempo total atualizado independentemente de quando acontece a parada.


  • Paradas de relógio
    • Em função do status do chamado
    • Em função dos horários não cobertos pela jornada de trabalho associada ao chamado

  • Melhor controle sobre os SLAs
  • Melhorias no sistema de login
  • Maior controle sobre acesso aos módulos (3.0)

  • Muitas melhorias internas (onde quase ninguém nota)
    • CSRF
    • Melhor tratamento dos inputs
    • Melhor processamento das informações
    • Limpeza e otimização dos códigos
    • Otimização do arquivo de idiomas (remoção das chaves obsoletas) (3.0)
    • Refatoração

  • Melhor experiência de uso
    • Melhor sistema de mensagens de retorno para o usuário
    • Melhor navegabilidade
    • Melhorias em consistências em diversos formulários

  • Importante

    • O campo de etiqueta, agora permite a utilização de caracteres alfanuméricos.
    • Mudanças de diversas nomenclaturas para serem mais claras sobre seu significado e função
    • Reorganização da disposição dos itens do menu

Módulo de Ocorrências


  • Sistema avançado de filtros
    • Múltiplas seleções
    • Diversas combinações possíveis
    • Visibilidade de colunas configurável
    • Reorganização das colunas
    • Exportação em diversos formatos
      • PDF
      • Excel
      • CSV
      • Opção de impressão

  • Novo sistema de mural de avisos
    • Agora os avisos aparecem como notificações nas telas de filas
    • Controle de data de validade para os avisos
    • Controle para exibir apenas uma vez para cada usuário destino

  • Melhorias no sistema de upload de arquivos

  • Abertura de chamados
    • auto completar para o nome de contato com base nos chamados já existentes para a área do operador
    • Novo campo: email de contato
    • Agora é possível enviar e-mails de forma automática para os usuários mesmo quando o chamado tiver sido aberto por um operador técnico
    • Nova opção de impressão da ocorrência

  • Dashboard completo para o módulo de ocorrências
    • Sistema de cards informativos
    • Gráficos estatísticos

  • Registro de modificações dos chamados

  • Opção específica na tela de detalhes das Ocorrências para agendamento do chamado
  • Nova opção para informações sobre o SLA na tela de detalhes das Ocorrências

  • Melhoria no layout de impressão de ocorrências
  • Melhorias na função de roteiros de atendimento (antigo scripts de atendimento)
  • Função de permitir inserção de comentários ao chamado pelo usuário de nível somente-abertura (usuário final) após o chamado já estar aberto.
  • Agora é possível ao usuário final adicionar arquivos em chamados já abertos no sistema (3.0rc2)
  • Melhorias significativas nos relatórios do módulo de ocorrências
  • Na tela de detalhes das ocorrências, a listagem de subchamados agora exibe também o chamado pai (quando existir) (3.0)
  • Agora, ao abrir um subchamado, é adicionado um assentamento também no chamado pai (3.0)
  • Agora, ao remover um vínculo com chamados relacionados (pai e/ou filho) todos os chamados envolvidos também recebem assentamentos automáticos (3.0)

Módulo de Administração

  • Perfis de Jornadas de Trabalho

  • Nova opção de configuração para tolerância para SLAs
    • indica quanto tempo (em percentual) após o vencimento do SLA será considerado indicador intermediário antes de ser considerado estourado.

  • Melhoria no sistema de seleção de campos nos perfis de tela de abertura
  • Na listagem de perfis de tela de abertura, agora são informadas as áreas em cada perfil está sendo aplicado
  • Na listagem das áreas de atendimento, agora também é informado o perfil de jornada associado e também os módulos de acesso
  • Agora todas as configurações relacionadas às áreas de atendimento estão integradas em apenas uma área de configuração
  • Agora cada Status pode ser configurado quanto a gerar parada de relógio ou não
  • Registro da data e horário do último login do usuário
  • Placeholder para sugestão de formatação da máscara de data nas configurações básicas (3.0rc2)
  • Removidos diversos itens de inventário - Agora estão diretamente na área de inventário (3.0rc3)
  • Adicionada a opção de configurar os textos para formulário de trânsito e termo de compromisso para equipamentos (3.0)
  • Na listagem de departamentos, na coluna do nível de resposta, agora é exibido o tempo de resposta associado (3.0)

Módulo de Inventário

  • Módulo reescrito para se alinhar ao novo padrão visual do sistema (3.0rc3)
  • Re-organização do menu de inventário (itens que estavam no menu de administração agora estão diretamente no menu de inventário) (3.0rc3).
  • Agora, ao vincular um componente avulso a um equipamento, ele assume o departamento (localização) do equipamento (3.0rc2)

  • Adicionados ao menu de inventário (3.0rc2):
    • Modelos de Equipamentos
    • Modelos de componentes
    • componentes Avulsos

  • Máscara de formatação de moeda para o cadastro e edição de componentes avulsos (3.0rc2).
  • A área de estatísticas e relatórios recebeu melhorias. Algumas opções foram removidas. (3.0rc3).
  • Na tela de detalhes do equipamento, agora há opções para geração de formulário de trânsito e termo de compromisso (3.0)
  • Ao alterar a localização de um equipamento, a localização também é automaticamente alterada para todos os seus componentes avulsos (3.0)
  • Na listagem de equipamentos, agora há destaque para equipamentos que tenham situação operacional configurada para ser destacada (3.0)
  • No retorno do filtro avançado para equipamentos, foi adicionado a possibilidade de exibir as colunas com os componentes de configuração do equipamento (3.0)

Bugs corrigidos

  • Resolvido o bug que fazia com a tela de login aparecesse no painel interno do sistema após o tempo de sessão estourar (3.0rc3)
  • Resolvida a consulta por etiqueta quando o valor informado é alfanumérico (inventário) - (3.0rc3)
  • Resolvido o envio de e-mails sobre vencimentos das garantias de equipamentos (3.0)
  • Ao alterar os dados de identificação de um equipamento (etiqueta e/ou unidade) agora o mesmo não perde a referência com seus componentes avulsos (3.0)
  • Corrigida a exclusão de equipamentos (permitida apenas para administradores)
  • Corrigido o bug da versão (3.0rc3) que impedia cadastro, edição e exclusão de tipos de equipamentos e tipos de componentes (3.0)
  • Diversos ajustes menores e melhorias internas

Itens removidos de versões anteriores (existentes até a versão 2.0)

  • Replicação de chamados
  • Personalização da aparência e criação de temas via interface do sistema

  • Tempo de documentação
    • Função muito onerosa e de pouca utilidade

  • As dependências de status não são mais utilizadas para cálculo de tempo válido
  • Não é mais possível alterar a descrição dos chamados
  • Não é mais possível alterar as datas dos chamados
  • Usuários administradores de áreas de atendimento agora só terão acesso extra para gerenciamento de usuários (da própria área)

  • Suporte para autenticação via LDAP
    • O suporte para esse tipo de autenticação já existiu em versões antigas mas com o tempo de inatividade do projeto e a falta de ambiente adequado para testes resolvi removê-lo por completo. A intenção é voltar a isso em versões futuras.

Importante saber (em caso de atualização a partir da versão 2.0):

  • Os tempos de SLAs atingidos pelos chamados pré-existentes (até a versão 2.0) à atualização poderão sofrer mudanças pois as regras para cálculo foram modificadas;

  • A nova versão do OcoMon não considera mais, para fins de cálculo de SLA, os níveis de dependência configurados para cada status. Agora o que irá influenciar para desconto de tempos será a configuração dos status quanto à parada de relógio (deve ser configurado) em conjunto com a cobertura de tempo das Jornadas de Trabalho.

  • Chamados pré-existentes à atualização do sistema não terão contabilizados o tempo em que estiveram em cada status. Para estes, o cálculo do SLA utilizará como filtro apenas as Jornadas de trabalho associadas.

  • As configurações de carga horária que existiam no arquivo config.inc.php não serão mais utilizadas. A partir de agora as mesmas devem ser realizadas por meio da criação de Perfis de Jornadas de Trabalho no menu de administração em [Admin :: Configurações Gerais :: Perfis de Jornada] e associá-los às áreas de atendimento em [Admin :: Configurações Gerais :: Áreas de Atendimento]

  • As novas funcionalidades de parada de relógio só serão aplicadas para ações realizadas após a atualização da versão.

  • A máscara de formatação de data e hora sofreu mudança no formato, portanto, é necessário ajustar em [Admin :: Configurações Gerais :: Configurações básicas :: Formato de data]

  • Nesse primeiro momento apenas o idioma Português está disponível.

  • Algumas variáveis de ambiente foram renomeadas para se adequarem ao seu real sentido. Portanto, será necessário revisar os modelos de mensagens configurados em [Admin :: Configurações Gerais :: E-mail - Mensagens padrão] para atualizar as variáveis utilizadas.

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