ocomonphp » email-mensagens
Configuração de mensagens para envio de e-mail pelo Ocomon (Admin -> Configurações -> E-mail-Mensagens)

Você pode customizar as mensagens de e-mail, enviadas de forma automática pelo Ocomon, em qualquer um dos eventos específicos do sistema:

Os eventos possíveis são:


abertura-para-usuario: E-mail enviado para o usuário-final no momento em que um chamado é aberto no sistema;

abertura-para-area: E-mail enviado para a área de atendimento no momento em que um chamado é aberto no sistema;

encerra-para-area: E-mail enviado para a área de atendimento no momento em que o um chamado é encerrado no sistema;

encerra-para-usuario: E-mail enviado para o usuário-final no momento em que o um chamado é encerrado no sistema;

edita-para-area: E-mail enviado para a área de atendimento no momento em que o um chamado é editado no sistema;

edita-para-usuario: E-mail enviado para o usuário-final no momento em que o um chamado é editado no sistema;

edita-para-operador: E-mail enviado para o operador/técnico no momento em que o um chamado é editado no sistema;

cadastro-usuario: E-mail enviado para o usuário-final para confirmação de cadastro para abertura de chamados no sistema.

cadastro-usuario-from-admin: E-mail enviado para o usuário-final para confirmação de cadastro quando o cadastro for confirmado diretamente através da interface administrativa do sistema.

mail-about-warranty: E-mail enviado para uma área pré-definida informando sobre o vencimento de garantia de equipamentos.

Abertura-para-operador: E-mail enviado para um técnico toda vez que receber um encaminhamento de chamado diretamente na tela de abertura do mesmo.


As opções de configuração são:

FROM: Será o "nome" do endereço de e-mail que aparecerá como remetente da mensagem;

Responder para: endereço de resposta do e-mail;

Assunto: será o campo "assunto" da mensagem enviada;

Mensagem HTML: texto que será enviado nas mensagens de e-mail se a opção de conteúdo HTML estiver habilitada;

Mensagem alternativa: texto que será enviado nas mensagens de e-mail se a opção de conteúdo HTML estiver desabilitada.


Você pode utilizar variáveis de ambiente para customizar as mensagens de e-mail:

As variáveis possíveis são:

%area%: área técnica para atendimento do chamado;

%assentamento%: assentamento definido durante uma edição do chamado;

%contato%: campo contato;

%descricao%: campo descrição do chamado;

%editor%: usuário logado que está editando um chamado;

%fornecedor%: fornecedor do equipamento;

%linkconfirma%: link para confirmação do auto-cadastro de usuário somente abertura;

%local%: localização do equipamento (componentes avulsos);

%login%: só tem valor se for utilizado na mensagem de confirmação de cadastro;

%modelo%: modelo do equipamento;

%notafiscal%: número da nota fiscal de compra do equipamento;

%numero%: número do chamado;

%operador%: operador técnico do chamado;

%partnumber%: partnumber do componente (para mensagens sobre o vencimento de garantia);

%problema%: problema classificado para o chamado;

%ramal%: telefone de contato do usuário que solicitou a abertura do chamado;

%serial%: número de série do equipamento (até a versão 2.0rc3, apenas de componentes);

%setor%: local/departamento do usuário que solicitou a abertura do chamado;

%site%: endereço do sistema Ocomon na sua empresa (definido no arquivo config.inc.php);

%solucao%: solução adotada para o chamado;

%usuario%: dependendo do evento será o próprio usuário-final que abriu o chamado;

%tipo%: tipo do equipamento. Interessante para os casos de mensagens sobre vencimento de garantia;

%vencimento%: data de vencimento da garantia do equipamento/componente;

%versao%: versão do Ocomon.

<< Voltar para o índice do manual